segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil encara o Chile nas oitavas com a volta do trio 100%


Brasil encara o Chile nas oitavas com a volta do trio 100%



por Julio Gomes e Paulo Vinicius Coelho, de Johanesburgo (África do Sul)

 

 Quando Robinho, Kaká e Luis Fabiano estão juntos em campo, a seleção brasileira só ganha. Os números são impressionantes: dos 58 jogos da era Dunga na seleção, 15 tiveram os três jogadores atuando juntos desde o início. Foram 15 vitórias. Mais: saíram 46 dos 122 gols marcados desde a Copa de 2006, ou seja, 38% dos gols da seleção na era Dunga foram marcados nos 26% dos jogos, as partidas em que os três começaram, e com uma média de 3 gols por jogo.

Para a partida de hoje contra o Chile, às 15h30 (com ESPN Brasil, Rádio Eldorado/ESPN e tempo real no ESPN.com.br), Dunga tem de volta a presença de dois integrantes do seu trio das garantias. Kaká volta após a suspensão de um jogo pelo cartão vermelho recebido contra a Costa do Marfim. Robinho, que havia sentido dores na coxa nos treinos, acabou poupado do 0 a 0 contra Portugal.

"A gente sente falta pelo entrosamento e pela qualidade deles. Qualquer time do mundo sente falta de Kaká e Robinho", havia comentado Luis Fabiano logo após o empate. "São grandes jogadores e a seleção fica melhor ainda", opinou Dunga, que evita fazer elogios pontuais em nome do fortalecimento do discurso de grupo. "Mas tudo o que aconteceu no passado é só estatística".

Ao dar essa declaração, Dunga não se referia aos 100% de aproveitamento com o trio em campo, mas sim aos impressionantes números do Brasil contra o Chile. Com ele no comando, são cinco vitórias em cinco jogos, com 20 gols marcados. Mas a freguesia chilena vai mais além. A última vitória veio 10 anos atrás, quando Vanderlei Luxemburgo comandava a seleção nas eliminatórias. Depois disso, nove jogos, com oito vitórias brasileiras e um empate.

Neste período, Robinho fez sete gols. Ele tem só um a menos que Pelé, maior artilheiro da seleção em jogos contra o Chile. "Sempre me dou bem contra eles. Vão estar fechados, temos que jogar com velocidade e pelos lados do campo, e eu espero voltar a marcar", disse ontem o atacante, que ainda não fez gol em partidas de Copa do Mundo.

Se no ataque Dunga terá de volta o seu trio 100%, no meio de campo moram os problemas. Elano, após a pancada sofrida contra a Costa do Marfim, deverá estar de volta ao time. Mas a presença de Felipe Melo é muito duvidosa - e, com ele, os números da seleção também são impressionantes: 21 jogos, com 19 vitórias e 2 empates.

Se Felipe Melo não jogar, Josué fará a dupla de volantes com Gilberto Silva. Resgatando uma formação usada por Dunga nas eliminatórias e abandonada após seguidos empates sem gols em casa (contra Bolívia, Argentina e Colômbia).

Felipe Melo, Luis Fabiano, Juan e Ramires são os pendurados antes do jogo de quartas de final, que seria na sexta-feira, em Port Elisabeth, contra Holanda ou Eslováquia. E os cartões preocupam, já que o Chile é uma seleção faltosa, que atuará fechada e abusará do anti-jogo contra a seleção. Vai ficar nas mãos do árbitro inglês Howard Webb decidir para quem vão os cartões, para os faltosos ou os "reclamões". Na Inglaterra, costuma-se "premiar" com cartões quem reclama, não quem bate.

A seleção chilena chega com três desfalques no sistema defensivo: Medel, Ponce e Estrada. E o técnico argentino Marcelo "El Loco" Bielsa promete manter o time ofensivo e com três atacantes. A grande dúvida fica para a presença de Valdívia no time titular ou a volta de Suazo, que ainda se recupera fisicamente de uma lesão.

"Ninguém entra deprimido em campo por ter perdido partidas anteriores. Temos uma chance de reverter esta situação e queremos humildemente buscar um pequeno espaço para nós e seguir nesta competição", declarou Bielsa. "Não posso ignorar o rendimento de Waldo Ponce e Gary Medel (ambos suspensos) na Copa do Mundo. São jogadores valiosos, mas acho que estamos em condições de escalar companheiros seus que resolverão a ausência."

As 15 partidas em que Luis Fabiano, Kaká e Robinho começaram jogando:
Brasil 2 x 1 Uruguai
Brasil 6 x 2 Portugal
Brasil 3 x 0 Peru
Uruguai 0 x 4 Brasil
Brasil 4 x 3 Egito
Brasil 3 x 0 Estados Unidos
Brasil 3 x 0 Itália
Brasil 1 x 0 África do Sul
Brasil 3 x 2 Estados Unidos
Brasil 1 x 0 Estônia
Argentina 1 x 3 Brasil
Brasil 3 x 0 Zimbábue
Brasil 5 x 1 Tanzânia
Brasil 2 x 1 Coreia do Norte
Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

 

ai brasil, nos estamos torcendo por esse trio maravilhoso em campo!!!!

agora faz um forcinha.... nos brasileiros merecemos essa vitória

andreia caetano piumhi/mg 

 

 

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Metabolismo e emagrecimento


Metabolismo e emagrecimento

 oa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo 'lento demais' pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Saiba porque isso acontece e aprenda como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.

O que é metabolismo?
Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Para que as pessoas mais leigas possam entender esse conceito, podemos dizer numa linguagem mais clara e objetiva que metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. O metabolismo divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).
Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.
O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.
Fatores que afetam o metabolismo
Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores que listamos a seguir. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:
1º) Tecido muscular - Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecido vivo e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia.
2º) Alimentação - O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas de trigo brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Os alimentos gordurosos também devem ser controlados, mas é importante não reduzi-los em demasia, uma vez que a deficiência desse nutriente diminui a produção de certos hormônios, levando à diminuição do metabolismo. Utilize em suas refeições gorduras que fazem bem para a saúde provenientes de nozes, castanhas e azeite de oliva.
3º) Freqüência das refeições - O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).
4º) Atividade física - Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação acelera o metabolismo. Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.
5º) Água -A maioria das funções do corpo acontecem na presença de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.
6º) Sexo - O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso é importante que as mulheres não deixem de praticar uma atividade física, que ajude no desenvolvimento de massa muscular.
7º) Idade - A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular. Por isso, é importante que haja um controle alimentar e prática regular de atividade física.
8º) Temperatura ambiente - Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.
Acelere o seu metabolismo
Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar, mastigando bem os alimentos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo. A prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta, ajuda muito. A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos intensos.

Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça. A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a conseqüência é a dificuldade de se perder gordura corporal, além do risco de desenvolvimento de cálculos na vesícula. Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso. O ideal é fazer de cinco a seis pequenas refeições diárias e reduzir a ingestão calórica, calculando uma perda de peso de até 500g por semana, de forma segura e com bons resultados a longo prazo.
  BJS!!!

 oa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo 'lento demais' pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Saiba porque isso acontece e aprenda como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.

O que é metabolismo?
Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Para que as pessoas mais leigas possam entender esse conceito, podemos dizer numa linguagem mais clara e objetiva que metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. O metabolismo divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).
Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.
O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.
Fatores que afetam o metabolismo
Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores que listamos a seguir. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:
1º) Tecido muscular - Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecido vivo e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia.
2º) Alimentação - O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas de trigo brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Os alimentos gordurosos também devem ser controlados, mas é importante não reduzi-los em demasia, uma vez que a deficiência desse nutriente diminui a produção de certos hormônios, levando à diminuição do metabolismo. Utilize em suas refeições gorduras que fazem bem para a saúde provenientes de nozes, castanhas e azeite de oliva.
3º) Freqüência das refeições - O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).
4º) Atividade física - Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação acelera o metabolismo. Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.
5º) Água -A maioria das funções do corpo acontecem na presença de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.
6º) Sexo - O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso é importante que as mulheres não deixem de praticar uma atividade física, que ajude no desenvolvimento de massa muscular.
7º) Idade - A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular. Por isso, é importante que haja um controle alimentar e prática regular de atividade física.
8º) Temperatura ambiente - Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.
Acelere o seu metabolismo
Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar, mastigando bem os alimentos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo. A prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta, ajuda muito. A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos intensos.

Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça. A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a conseqüência é a dificuldade de se perder gordura corporal, além do risco de desenvolvimento de cálculos na vesícula. Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso. O ideal é fazer de cinco a seis pequenas refeições diárias e reduzir a ingestão calórica, calculando uma perda de peso de até 500g por semana, de forma segura e com bons resultados a longo prazo.
  BJS!!!

 ANDREIA CAETANO

aproveite o frio e emagreça!

emagreça!

AI QUE FRIO!!!!!!

 

 É o frio esta chegando.... e sabe que com ele vem benefícios para a saúde e principalmente para quem quer emagrecer????? Veja isso....

Imagine a situação: você acorda de manhã, sob uma pilha de cobertas. Pena para enfrentar a água do chuveiro, liga o rádio ou a TV e descobre que a temperatura está em 6ºC . Na hora de ligar o carro, para ir ao trabalho, amaldiçoa o momento em que escolheu um modelo à álcool. Ao volante, passa por um parque ou praça e vê pessoas alegres, caminhando ou correndo, e pensa com um sorriso irônico: "Bando de gente louca!".

Pois é, mas essa louca é muito boa!!! No inverno a tendência é a pessoa aumentar um pouco o consumo calórico, o que não justifica. O consumo e gastos de energia devem ser os mesmos que em outras estações do ano. O que muda é a temperatura corporal, desta forma o aquecimento é acrescido para chegar à temperatura ideal, em torno de 36,5.

As mudanças fisiológicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios realizados e aumentar os efeitos, por exemplo, para quem pretende queimar gordura ou diminuir o peso.

Com a temperatura mais baixa, o corpo vai queimar mais calorias, para aumentar o seu próprio calor. Pessoas sedentárias podem conseguir bons resultados se escolherem esta época para iniciar um programa de exercícios físicos

CUIDADOS COM O FRIO!

Antes de se aventurar puxando ferro por aí, é preciso saber que o frio exige ainda mais preparo antes do treino. Aquecer é fundamental, já que os músculos estão mais contraídos que o normal. Vinte minutos de exercício aeróbico resolvem o problema e evitam lesões.

Dê atenção para o alongamento pré e pós-atividade física. Ele também é uma forma de aquecer o corpo, melhorando a flexibilidade. Assim, o organismo responde melhor aos exercícios e tende a ficar menos fadigado.

Quem não costuma praticar exercícios tem no inverno a estação perfeita. Você pode começar devagar e seu corpo vai responder mais rápido que no calor. Acostumar-se com a malhação nesta época vai fazer com que você chegue mais confiante e preparada ao verão.

No inverno, gastamos mais calorias, por conta da aceleração do metabolismo para manter a temperatura corporal alta. Então, se quiser diminuir o ritmo do treino ou deixar a ida à academia para três vezes por semana, não tem problema. Só não deixe de mexer o corpo para não sofrer com as conseqüências depois.

Eu continuo firme na academia e no meu treinamento p correr. Comprei até um relógio c frequencimetro, assim dá p acompanha minha frequencia cardíaca e mante-la no percentual que eu quero.

Vamos lá meninas, nada de desculpas!
  

Vamos subir escadas!!!

 Olá pessoal!

Agora que o inverno chegou, a preguiça de fazer atividade física chega junto com a temperatura baixa... mas não há desculpas para não fazer o corpo se mexer e ganhar saúde!

Basta uma simples ação: SUBIR ESCADA!!

É isso mesmo!!! E sabe porque??? Simples....

A escada é um meio prático para se exercitar e pode ser feita de maneira simples e seus progressos podem ser percebidos com a freqüência da utilização. Usar escadas é uma das ações cotidianas mais propícias para cumprir a recomendação de se fazer atividades físicas.

Os estudos mais recentes da medicina apontam que o sedentarismo é o fator mais perigoso para a saúde. Pior que a obesidade e o colesterol. Ficar em casa inativo aumenta o potencial do indivíduo de desenvolver doenças crônicas.

Usar as escadas é uma das formas mais econômicas e naturais de se fazer exercício sem ir à academia. Mesmo que no início exija um pouco de esforço, depois de algum tempo o "exercício casual" começa a ser prazeroso, melhorando a saúde dos ossos, do coração e do corpo em geral. Estes são alguns conselhos para realizar essa atividade, que pode consumir até o dobro de calorias de uma caminhada. Subir escadas pode representar um gasto de até 14 calorias por minuto.

Subir e descer escadas diariamente, sempre que for possível traz resultados físicos e benefícios à saúde. É importante fazer a maior quantidade de atividades "casuais" possíveis, como, por exemplo, usar as escadas em vez de utilizar elevadores e escadas rolantes.

Quando estiver cansado, suba as escadas devagar, equilibrando bem a respiração com o esforço. Não precisa ter pressa.

Ao utilizar as escadas, fique em posição ereta, sem se inclinar nem deslocar o peso do corpo para frente.

Portanto... esqueça o elevador e vá de escada!!!

Até mais!!

Escrito por kelbertaco 

 

 ALONGAMENTO

 

 Acredite: reservar alguns minutinhos da manhã, para alongar o corpo, faz toda a diferença. Além de aliviar as tensões musculares, o exercício acorda a mente, facilitando o raciocínio.

Além disso, testes científicos mostram que, nesta hora, os músculos ficam cerca de 10% mais curtos do que em seu estado normal, após algum tempo de movimentação. Por isso, o ideal é dar aquela forcinha e ajudar o corpo a "acordar" também. O alongamento relaxa a musculatura, dissolvendo as tensões responsáveis pela dor. Ele também prepara o organismo para as atividades, apurando os reflexos, aumentando a concentração e a agilidade de raciocínio.

Então... vamos lá!!! Lembre-se amanha ao acordar e dar aquela esticadinha basica antes de pular da cama, ok??

 ontinuo na caminhada, tentando conseguir mais folego p conseguir ficar mais tempo nos trotes (corrida leve). Semana Passada estava fazendo 5k em 1hr, na Segunda-feira conseguir fazer 5k em 47 minutos e depois continuei caminhando mais de leve e completei 6.5k em uma hora. Ontem fiz musculação e hj voltei para "corrida" entre aspas né pq minha corrida é devagar,rs. Pensei que hj ia conseguir diminuir o tempo do 5k, mas não, fiz novamente em 47minutos e aí continuei caminhando rápido e fiz 7k em 1hr.

Vamos caminhar também meninas??? 

Pode ser na rua,esteira,num parque, na praia, caminhar devagar, rápido ou correr, não importa nada disso, o que importa é que vc comece a se mexer, se exercitar. Vai te fazer muito bem, manda o estress embora e ainda perde calorias!
Quem vai nessa???

Por que é necessário a atividade física?

Nesse artigo explica as razões da necessidade da prática de atividades físicas. Apesar de muitas pessoas terem a consciência que atividades físicas fazem bem ao corpo, a maioria não sabe ao certo as razões.
A maioria das pessoas procuram na atividade física uma forma de ficarem mais bonitas, porém, além dessa vantagem, existem outros benefícios físicos reais. Portanto, para as pessoas que já praticam atividades físicas regularmente, considere a lista abaixo como um bônus ou incentivo a mais:
  • fortalece os músculos, ossos, ligamentos, tendões
  • melhora o sistema de imunização do corpo
  • melhora a resistência e força, além de melhorar a auto-estima
  • melhora a performance física
  • melhora a tolerância à glicose
  • melhora a circulação
  • melhora a memória
  • diminui o risco de doenças cardíacas
  • diminui o risco de diabetes
  • diminui o risco de câncer
  • diminui a pressão sanguínea
  • diminui o nível de colesterol
  • diminui o risco de ataques cardíacos
  • diminui o risco de osteosporose
  • diminui o risco de artrite
  • diminui a necessidade de medicação
  • diminui o risco de contusões
  • diminui o nível de gordura corporal
  • ajuda a evitar problemas de sono
  • reduz as chances de complicações pós-operatórias
  • reduz a freqüência de doenças
  • previne o mal de Alzheimer
  • aumenta o metabolismo
  • atenua os sintomas da menopausa
  • gravidez mais saudável
  • diminuem as chances de problemas no parto
  • reduz os problemas de ovulação nas mulheres
Perda de peso moderado - de gordura e não músculos - e um estilo de vida saudável e ativo, diminui os riscos à saúde e problemas médicos em 90% das pessoas acima do peso. Além dos benefícios listados acima, pessoas em forma têm 8 vezes menos chances de desenvolver câncer, e 53% menos chances de serem vítimas de outras doenças. Pessoas em forma também têm 8 vezes menos chances de morrer de ataque cardíaco.
Na próxima vez que sentirmos tentados a apenas nos sentar e assistir televisão, vamos lembrar que existem muitas razões de deixar o controle remoto de lado e ao invés disso, praticarmos alguma atividade física!
Que tal começar caminhando???
Obrigada pelas visitas e comentários eles são muito importante p mim, por isso antes de sair deixa seu comentário vai!?!?
Beijos e Fiquem c Deus!!!

Escrito por kelbertaco


 

 

 

 ANDREIA CAETANO 

PIUMHI/MG

sábado, 5 de junho de 2010

Música para o coração

Música para o coração

 

 

Ritmo, melodia e harmonia podem fazer o peito bater mais forte e feliz. Não é só papo de gente romântica, não. É a medicina de ponta que comprova e prescreve esse benefício

por KÁTIA STRINGUETO design THIAGO LYRA ilustrações ROBERTO WEIGAND

Página 1 de 2
Pode ser a batida pop de Sting, a cadência dos sambas de Cartola, as sinfonias de Mozart ou ainda os tangos com incorporações de jazz de Astor Piazzolla. Não importa. Basta ouvir aquela música preferida para que uma cascata de emoções positivas venha à tona, fazendo a gente reviver dez, cem, mil vezes uma situação prazerosa. Amplificações à parte, o que um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, acaba de provar e apresentar para a Associação Americana do Coração é que aquelas canções consideradas especiais para um indivíduo têm efeito direto sobre a saúde cardíaca.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores resolveram medir, por meio de ultrassom, o diâmetro dos vasos sanguíneos no braço de dez voluntários saudáveis e não fumantes logo após uma sessão com suas músicas prediletas. Os participantes, no entanto, tiveram de se submeter a um jejum musical durante os 15 dias anteriores à medição, tudo para intensificar o impacto do estímulo sonoro na hora do experimento.

No dia D, foi pedido a eles que levassem os hits que mais lhes causavam contentamento — o estilo country, o sertanejo à americana, foi disparado o mais escolhido na experiência. Depois de 30 minutos ao som das canções, os cientistas observaram um aumento de 26% no calibre dos vasos, um resultado bastante expressivo — para ter uma ideia, um vídeo com o mesmo tempo de duração e tiradas bem-humoradas provocaram uma dilatação de 19%. Ainda a título de comparação, audiotapes para induzir ao relaxamento causaram uma distensão de 11%. Já a barulheira do heavy metal deixou os vasos 6% mais estreitos e os voluntários, ansiosos. 


Ritmo, melodia e harmonia podem fazer o peito bater mais forte e feliz. Não é só papo de gente romântica, não. É a medicina de ponta que comprova e prescreve esse benefício

por KÁTIA STRINGUETO design THIAGO LYRA ilustrações ROBERTO WEIGAND

Página 2 de 2
Mas por que a música cala fundo no coração? “Acreditamos que esse tipo de estímulo provoque a liberação de substâncias protetoras, como o óxido nítrico, que dilata os vasos”, explica a SAÚDE! o cardiologista Michael Miller, um dos autores do estudo. “Além disso, o óxido nítrico reduz a formação de coágulos e o endurecimento das artérias”, conclui o médico, um fã confesso de jazz.

Essa molécula benéfica é secretada pelo endotélio, a camada que reveste internamente os vasos. Daí, não é de estranhar que o trabalho também tenha investigado como esse tecido reage às notas sonoras. O aumento do calibre arterial permite que o sangue circule com mais facilidade, o que contribui para abaixar a pressão e levar uma maior quantidade de oxigênio para o corpo todo. “E, quanto maior a oxigenação das células, melhor o funcionamento do cérebro, do coração e do sistema imunológico”, explica o neurologista e maestro Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo.

O efeito benéfico da música começa a reverberar primeiro na massa cinzenta para, em seguida, se refletir no coração. “Ela aumenta a produção de endorfina e serotonina, substâncias produzidas no cérebro e responsáveis pela sensação de prazer, faz diminuir a liberação de cortisol, o hormônio do estresse, e, por fim, regula a frequência cardíaca”, diz Muszkat, que também é coordenador do In Music, grupo de cientistas da Unifesp que estuda a ação da música sobre o corpo.

Quer ouvir mais uma vantagem de manter o MP3 ligado? No início de 2008, um estudo publicado na importante revista científica inglesa The Lancet revelou que a música contribui para a reabilitação de indivíduos que sofreram derrame. Mas que tipo de som? De novo, o que estivesse ao gosto do freguês. Entre os 60 pacientes acompanhados por dois meses, aqueles que escutaram composições do gênero “minhas preferidas” apresentaram memória verbal e atenção significativamente melhores do que o grupo que era só ouvidos para audiolivros.

Outra boa notícia: o tempo exato de audição capaz de manter o coração e a mente em paz está longe de ser uma coisa do outro mundo. “Um estudo do Instituto de Montreal, no Canadá, mostrou que a exposição constante ao estímulo, por pelo menos duas horas diárias, já produz benefícios para a saúde em três ou quatro dias”, revela Muszkat. O pesquisador americano Michael Miller é mais contido na prescrição da dosagem.

“De 20 minutos a meia hora de música agradável, várias vezes por semana, já é uma boa pedida”, recomenda.

ANDREIA CAETANO
PIUMHI/MG

Linhaça

Linhaça é súper

 

 

Estudos quentíssimos mostram que a semente do linho é mesmo capaz de impedir o crescimento do câncer de mama. Mas existem macetes na hora do consumo que você precisa conhecer para tirar o melhor proveito desse superalimento. Estão todos aqui!

por REGINA PEREIRA | design ROBSON QUINAFÉLIX | foto SHEILA OLIVEIRA

Página 1 de 1
Contam os arqueólogos que a linhaça era usada em mumificações no Egito. Outros achados apontam que era empregada com sucesso para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte até mesmo de rituais, hoje ela marca presença nos laboratórios de grandes centros de pesquisa em nutrição. Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo.
Esse excelente resultado foi apresentado no 6° Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, que aconteceu no mês passado na Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Segundo a pesquisadora canadense, "trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata". Somem-se essas boas notícias ao fato de a linhaça ajudar a controlar os níveis de colesterol.
Aqui no Brasil, mais precisamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a equipe do Departamento de Nutrição também anda analisando a linhaça. O enfoque, entretanto, é outro. "Investigamos a segurança no consumo", conta a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira. Explica-se: embora contenha substâncias capazes de prevenir doenças letais, o que faz dela um alimento funcional de primeira grandeza, a linhaça carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes. Por enquanto o que se sabe é que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. Isso porque, segundo Ana Vládia, o calor diminui a atividade de algumas proteínas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento de sais minerais. A sugestão é deixar a linhaça no forno baixo por 15 minutos. "Claro que, se ela for usada na preparação de receitas assadas, como pães ou biscoitos, não precisará disso", diz a pesquisadora, que continua mergulhada em seus estudos.
Outra dica para aproveitar ao máximo a semente é triturá-la no liquidificador. "É que a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, professora de nutrição da Universidade do Norte do Paraná. E aí as substâncias benéficas ficam impedidas de sair. "Mas tem que bater e comer logo, porque a linhaça é muito suscetível à oxidação", ensina o bioquímico Jorge Mancini Filho, da Universidade de São Paulo.
Os cientistas só não chegaram ainda a uma conclusão sobre a quantidade ideal de consumo. "Estamos em busca dessa resposta", suspira a nutricionista Ana Vládia. Quem dá bem a medida (sem trocadilho) da indefinição é a farmacêutica bioquímica Rejane Neves. Ela conta que já viu sugestões de porções as mais variadas de 25 gramas (1 colher de sopa bem cheia) até 45 gramas (quase 2 colheres) por dia. E comenta que alcançar esta última indicação é bem mais difícil. "A inclusão da semente no dia-a-dia deve ser gradativa".

DOURADA
É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. "Seu sabor é mais suave do que o da escura", descreve a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, da Universidade do Norte do Paraná.
 

MARROM
A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.
 
Afinal, o que faz da linhaça um superalimento? "Sua casca guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas", responde o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega-3 e o ômega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. "Diversos trabalhos apontam a semente do linho como protetora do coração", reforça Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais e professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, interior paulista.
INGREDIENTE DE DESTAQUE
Entretanto, o que torna a linhaça ímpar pra valer atende pelo nome de lignana, substância que começa a sair do anonimato. Não é para menos. Ela praticamente faz as vezes do estrógeno. "Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves- Souza. É o que os especialistas chamam de fitoestrógeno. Aliás, foi justamente esse componente o mais mencionado nos trabalhos da canadense Lilian Thompson.
Segundo a pesquisadora, estudos com grande número de pacientes mostram a relação entre a lignana e a redução dos tumores de mama. Esse composto comprovadamente atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicídio das células defeituosas. O incrível é que, no caso do câncer, esse programa de autodestruição simplesmente não costuma funcionar. Mas a lignana topa a parada e ativa a contagem regressiva para a célula doente se explodir. E olha que nem os grandes centros de pesquisa conseguiram desenvolver a contento drogas com essa capacidade. "Observamos esse efeito em 39 pacientes", afirma Lilian, que as orientou a consumir 25 gramas de linhaça por dia durante pouco mais de um mês.
A observação desses indivíduos pela equipe da Universidade de Toronto foi rigorosa. A linhaça ressalta a pesquisadora só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica. E é bom que se diga: mesmo quem está saudável não está livre para ingerir o alimento à vontade. "O excesso pode prejudicar a membrana das células", avisa o nutrólogo Durval Ribas Filho. E para quem pensa em lançar mão de pílulas de óleo de linhaça, alto lá! "Ingerir cápsulas de suplemento, aí mesmo só sob orientação!", avisa Durval.
Para aproveitar tudo que a linhaça tem de bom, a dica é triturá-la. O liquidificador, portanto, é muito bem-vindo
logotipo saúde
 FONTE:REVISTA SAÚDE










ANDREIA CAETANO PIUMHI/MG

Os benefícios do chá branco

Os benefícios do chá branco 

 

 

atéria Chá branco: a melhor bebida
O mais nobre dos chás...

Por Anderson Moço | Fotos Dercílio | Design Glenda Capdeville

Extra. Página 1 de 1
Aliado da dieta
Estudos mostram que o chá branco pode dar uma mãozinha para quem quer perder peso. "A cafeína e outras substâncias presentes na infusão alteram o funcionamento do metabolismo, aumentando a queima de calorias em cerca de 7%", explica a reumatologista Sylvana Braga, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Vitaminas e minerais
A versão em pó da bebida contém boas doses de nutrientes fundamentais para o organismo, como o ácido fólico, o potássio, o manganês e as vitaminas K,C, B1 e B2. Já na infusão, a quantidade dessas substâncias do bem cai bastante.

Contra as bactérias
O chá branco ajuda a dar cabo em organismo oportunistas, como os causadores da pneumonia e da cárie. Uma pesquisa americana feita na Universidade Pace mostrou que os responsáveis por essa ação são os polifenóis presentes na bebida.

Coração blindado
O tanino, uma das moléculas mais abundantes na infusão, diminui as taxas de LDL, o colesterol ruim, um dos culpados por problemas cardíacos como a aterosclerose e o enfarto.

Como preparar
Assim que a água começar a borbulhar desligue o fogo. Espere três minutos e coloque as folhas. Deixe tampado por mais cinco minutos e beba logo após o preparo, pois o ar destrói parte dos componentes ativos.

O jeito certo de consumi-lo
Você deve ingerir, pelo menos, três xícaras ao longo do dia. Por ser adocicado e leve não é preciso adoçar. O açúcar além de alterar o sabor da bebida, pode roubar alguns dos seus efeitos medicinais. O chá branco é rico em cafeína, então evite consumi-lo depois das 18h para que ele não atrapalhe o sono.

 ANDREIA CAETANO
PIUMHI/MG

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os exercícios anaeróbios também queimam gordura








Está caindo por terra o mito de que para emagrecer só vale praticar exercícios aeróbios, como correr, nadar e dançar. Especialistas apontam que para reduzir a taxa de gordura do corpo qualquer atividade física é válida, incluindo aí as ditas anaeróbias, como musculação e ginástica localizada.
A prova está em uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, realizada pela professora de educação física Ana Cláudia Fernandes. Ela comparou três grupos de adolescentes obesos durante três meses: um deles executou exercícios aeróbios, o outro, anaeróbios, e o terceiro não fez nenhum exercício. Todos os que se exercitaram perderam 11% de gordura corporal. Segundo a pesquisadora, o importante é que o indivíduo mexa o corpo praticando uma atividade que lhe dê prazer três vezes por semana por pelo menos 30 minutos.
Uma sessão de 40 minutos de musculação ou ginástica localizada mandam para o espaço 400 calorias. Mas o efeito dos exercícios anaeróbios não pára por aí. O organismo queima mais calorias não só durante a malhação, mas também quando está em repouso. "O aumento da massa muscular faz o corpo queimar calorias extras constantemente para se manter funcionando, já que os músculos são famintos e consomem grande parte da energia armazenada", explica Cláudio Pavanelli, fisiologista da Clínica do Movimento do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

OLA PESSOAL

SEJAM BEM VINDOS TENHO NOVIDADES SEMPRE ENTREM E CONFIRAM

beleza de mulher