domingo, 20 de setembro de 2009

Linhaça a semente poderosa

A linhaça é considerada um alimento funcional por completo pois além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), que nutrem e ajuda a reduzir a sensação de fome.  Possui substancias como os ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6) que ajudam a diminuir os riscos de doenças, principalmente as doenças cardiovasculares, já que oferece gorduras benéficas que protegem o coração. Por ser rica em fibras ajuda a regular o intestino, tem seu efeito antioxidante que ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento e também pode combater a amenizar sintomas da menopausa e da TPM.

Os grãos

dieta da linhacaAmbas as sementes são tostadas e possuem quase a mesma composição.
A linhaça dourada é mais cultivada em clima frio e apresenta uma quantidade um pouco maior de Omega 3 e 6. Enquanto a linhaça marrom se desenvolve em climas mais quentes e úmidos, o que pode ocasionar o uso de agrotóxicos em seu cultivo. Por isso a diferença de preço entre elas. A marrom pode ser facilmente cultivada no brasil enquanto que a dourada, apesar de já estar sendo cultivada no Brasil, ela tem origem no hemisfério norte.
O sabor da dourada é mais suave do que o da marrom. Desta forma, você poderá escolher qualquer uma das duas, ficará a critério de seu bolso e gosto.
No mercado já existe a farinha. Mas o ideal é sempre comprar a semente e triturar pouco antes de consumir. Escolha sempre um produto de boa qualidade, para certificar-se que seja um produto livre de bolores e fungos, como já foi encontrado

A linhaça e o emagrecimento



Quem deseja emagrecer com saúde, poderá adicionar a linhaça ao suco, iogurte, leite, saladas ou qualquer outra coisa que a sua imaginação deixar (que seja saudável, claro).  Guarde um frasco bem fechado e não ultrapasse 7 dias.

Como consumir

Normalmente duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, misturas em um copo de suco de fruta ou sobre a fruta, com ou sem a aveia no iogurte no café da manhã ou no almoço nas saladas, isso já seria o suficiente para ajudar em todos os casos.
Para a melhora do funcionamento intestinal uma dica, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe “descansar” por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã. Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas.
Mas lembre-se que o simples fato de consumir a linhaça não irá ajudar no emagrecimento. Ele serve apenas como um complemento para uma dieta saudável.

Nenhum comentário:

OLA PESSOAL

SEJAM BEM VINDOS TENHO NOVIDADES SEMPRE ENTREM E CONFIRAM

beleza de mulher