quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cabelo

DEZ ERROS QUE DETONAM OS FIOS

Conheça as maiores loucuras que cometemos contra as nossas madeixas - e soluções espertas para cada uma delas









PRODUÇÃO DE MODA : CRISTIA N HEVERS ON / ANSELMO H
Os cuidados fundamentais - hidratar toda semana, manter em dia a cor da raiz etc. - já sabemos. Mas qual é o mistério, então, que nos impede de exibir fios 100% lindos e saudáveis, todos os dias?
É que, por mais atenciosas que sejamos, é fácil cairmos em pequenas distrações que podem detonar a cabeleira. Identifique, agora, alguns errinhos básicos que cometemos contra nossos próprios fios, sem perceber. E conquiste, enfim, um cabelo de dar inveja

1 pentear o cabelo encharcado

Nunca desembarace os fios molhados. Isso porque eles estão colados e entrelaçados pela água. Ao tentar passar o pente, muitos serão partidos ao meio. O resultado é um cabelo arrepiado, quebrado em diversos tamanhos e com pontas bifurcadas. Argh! Segundo João Carlos Pereira, dermatologista da Clínica Derm (SP ), é essencial aplicar um creme desembaraçante e esperar o cabelo secar e "soltar" um pouco. E pentear sempre com pentes de madeira.

2 ir ao cabeleireiro só duas vezes por ano

A manutenção do corte é fundamental. "Não adianta aparecer só a cada seis meses no salão, e ainda pedir para cortar apenas as pontinhas", alerta Erika Kaneshiro, assessora de imagem pessoal do salão Llongueras Brasil (SP ). Com o tempo, o fio sofre uma descamação, que começa nas pontas. Se não for aparado a cada 90 dias (no máximo), essa descamação avança por todo o comprimento. E não adianta você mesma tentar aparar as madeixas - deixe isso para os profissionais.

3 passar condicionador da raiz às pontas
A raiz do cabelo produz um óleo que lubrifica e transporta os nutrientes até as pontas. "O condicionador na raiz entope os bulbos que produzem esse óleo, o que pode levar à queda, caspa e dermatite", diz Erika Kaneshiro. Além disso, com o tempo, o uso exagerado do produto pode deixar o cabelo com aspecto pesado, e mais oleoso que de costume. Assim, depois das lavagens, quem tem fios longos deve aplicar o condicionador da altura do queixo para baixo. Já para os curtos, dê preferência para cremes sem enxágue, que hidratam e ajudam a controlar o frizz.

4 dormir com a cabeça molhada
O cabelo demora, em média, 24 horas para secar naturalmente.
 "Deitar com o cabelo molhado favorece o desenvolvimento de dermatites e fungos, que encontram no couro cabeludo quente e úmido o ambiente ideal. Isso, por sua vez, pode ocasionar coceira, seborreia, caspa ou até a queda", diz o dermatologista Valcinir Bedin (SP ). O mesmo acontece quando se prende os fios ainda úmidos. Assim, procure lavá-lo sempre pela manhã, enxugando bem. E evite prender os fios molhados.

5 cabelo escaldado

Assim como o jato do secador, a temperatura da água para lavar a cabeça não deve ser quente. "O calor excessivo desequilibra o pH dos fios, deixando as raízes oleosas e as pontas secas", diz Erika Kaneshiro. Impossível resistir a um banho quentinho nos dias frios? Então vá de touca para o chuveiro, e retire-a só na hora de lavar o cabelo. Ou dê um pulinho no salão apenas para fazer uma lavagem profissional e garanta cabelos limpos e sedosos por mais tempo.

6 usar o secador sem moderação

O vento quente do aparelho desidrata os fios, deixando-os ressecados e quebradiços. O primeiro sintoma visível é a ponta dupla e, nestes casos, o remédio é passar a tesoura. Usar diariamente o secador não faz mal, desde que seja em temperatura fria ou morna, a uma distância de 30cm das mechas. "Para protegê-las ainda mais, aplique máscaras hidratantes, pelo menos duas vezes por semana, e fluidos de silicone", diz Valcinir Bedin.


7 fazer rabo-de-cavalo com elásticos de escritório
Acessórios impróprios mantêm os cabelos esticados demais, por longos períodos, e repetidamente. "Tanto a raiz quanto o fio sofrem com esse estica-e-puxa, provocando até a queda definitiva", explica o expert João Carlos Pereira. A solução (além de fazer rabos mais soltinhos) é evitar, a todo custo os elásticos de borracha, as presilhas de metal e "acessórios" como lápis e canetas. Previna-se, deixando na gaveta do escritório ou na bolsa piranhas de plástico e elásticos largos e macios, forrados com tecido.

8 escovação compulsiva
Já ouviu da sua avó que devemos escovar o cabelo 100 vezes por dia? Esqueça! Isso não passa de mito. "Quanto mais escovamos, mais criamos atrito e fragilizamos os fios", resume João Carlos Pereira. A tração vigorosa e constante para desembaraçar ou pentear bifurca as pontas e reduz o crescimento. Evite escovar com pressa e com muita força. Para desembaraçar, comece a partir das pontas, subindo, aos poucos, para a raiz. Isso evita o acúmulo de nós e a quebra dos fios.

9 chapinha no cabelo molhado


O aparelho só deve ser utilizado em fios totalmente secos. Caso contrário, a prancha aquecerá a água que ainda está dentro do cabelo, causando o "estufamento" da sua camada externa. O resultado é uma cabeleira fraca, que quebra facilmente. Prefira pranchas de cerâmica, que mantêm a temperatura controlada, e proteja os fios com leave-ins específicos

10 alimentar-se como um faquir
"Restrição alimentar severa priva as raízes de vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas," alerta João Carlos Pereira. Uma pessoa saudável perde, diariamente, de 50 a 100 fios. A carência de nutrientes ocasiona uma perda que pode ultrapassar o dobro deste limite. Assim, consuma alimentos como beterraba, espinafre, brócolis, carnes etc.
   

ANDREIA CAETANO- PIUMHI /MG

Nenhum comentário:

OLA PESSOAL

SEJAM BEM VINDOS TENHO NOVIDADES SEMPRE ENTREM E CONFIRAM

beleza de mulher