segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PILATES

O Método Pilates é um sistema de condicionamento físico, desenvolvido no início do século 20 por Joseph Pilates, que o chamava "Contrologia" em referência à forma como o método encorajava o uso na mente para controlar o corpo. Pilates é um programa de exercícios que foca os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a espinha. Os exercícios de Pilates ensinam a consciência da respiração, alinhamento da espinha e fortalecimento dos músculos dorsais profundos, o quais são importantes para aliviar e prevenir dores nas costas.



Descendente de gregos e nascido em 1880 na Alemanha, Joseph Pilates foi um entusiasta dos exercícios físicos e esportes (esquiador, ginasta, mergulhador, estudante de artes marciais) e desenvolveu seu corpo para um condicionamento excepcional. Pilates viajou para a Inglaterra antes da Primeira Guerra Mundial, onde trabalhou como boxeador e artista de circo. Durante a Guerra, ele ficou prisioneiro na ilha de Man, com outras pessoas de nacionalidade alemã. Como enfermeiro, ele investigou formas de reabilitar vítimas acamadas da pandemia de influenza de 1918. Desta forma, ele criou uma série de movimentos que poderiam ser praticados dentro do confinamento desse ambiente controlado. O Pilates Reformer, um dos aparelhos de Pilates, é baseado numa cama antiga de hospital. Retornando à Alemanha logo depois da guerra, ele começou a treinar boxeadores profissionais e policiais. Depois disso, Pilates mudou-se para os Estados Unidos e abriu sua própria academia de treinamento.

Ao invés de fazer muitas repetições de cada exercício, Pilates preferia menor quantidade de movimentos mais precisos. Ele desenvolveu mais de 500 exercícios específicos. Pilates acreditava que a saúde física e mental eram essenciais uma para a outra e criou o que sustenta-se ser um método de condicionamento total do corpo que enfatiza o equilíbrio, concentração, controle, precisão e movimentos fluidos, os quais resultam em mais flexibilidade, força, tônus muscular, consciência corporal, energia e concentração. Pilates também elaborou cinco aparelhos principais que geralmente que ele pregava que deveriam ser usados para melhores resultados.

as aulas, praticantes de Pilates usavam o próprio corpo como peso no treinamento para desenvolver força e flexibilidade. Hoje em dia, Pilates é usado como processo de reabilitação por muitos fisioterapeutas. O foco do Pilates em fortalecer músculos posturais e a consciência postural são especialmente indicados para alívio e prevenção da dor nas costas. Pesquisas e teorias no aprendizado motor, biomecânica e fisiologia ajudam a dar suporte ao fenômeno experimentado por muitos praticantes de Pilates.




Pilates, falecido em 1967, treinou muitos dançarinos e atletas profissionais e hoje em dia seu método é uma modalidade de condicionamento físico bastante popular com muitos artistas atribuindo sua boa forma à sua prática. Em anos recentes, o método Pilates tem sido objeto de vários estudos e está ganhando aceitação entre profissionais médicos até em condições antes contra-indicadas como gravidez.

O método Pilates foi desenvolvido para o condicionamento completo do corpo. Talvez, para um iniciante, ele não dê treinamento cardiovascular suficiente. Porém, uma vez dominado, Pilates treina força, tônus e realinha o corpo. As aulas de Pilates evitam alto impacto, muita explosão de força e cargas pesadas para os músculos e esqueleto.

ANDREIA CAETANO PIUMHI MG

Nenhum comentário:

OLA PESSOAL

SEJAM BEM VINDOS TENHO NOVIDADES SEMPRE ENTREM E CONFIRAM

beleza de mulher