quarta-feira, 25 de novembro de 2009

BOTOX


Conheça as verdades e mentiras sobre o Botox


The Sun/Reprodução



Acabar com aquelas rugas de expressão que atormentam o dia-a-dia feminino está longe de muito dramalhão espalhado por aí. O tratamento estético feito com o Botox (toxina botulínica tipo A purificada) promete corrigir marcas de expressão de forma simples e eficaz, sem a necessidade de um tratamento invasivo - como a cirurgia plástica.

» Rejuvenesça sem perder as expressões 

Muita mulher tem receio de que a musculatura facial paralise por completo após a aplicação da toxina. "O Botox não causa nenhum tipo de paralisia, ele apenas relaxa a musculatura", explica a dermatologista Juliana Burihan Cahali. Ela explica ainda que reações adversas, como a queda das pálpebras, podem acontecer pela má aplicação do produto (quando se escolhe um ponto muito próximo da sobrancelha). "O efeito colateral tem o mesmo tempo de duração do Botox. Ele não é definitivo", acrescenta. 

O Botox precisa ser reaplicado com uma periodicidade que varia de três a seis meses. "O tempo de duração do Botox depende do paciente, da dose aplicada e do planejamento do médico. Além disso, há ainda a questão da reação individual ao produto", conta a dermatologista Bhertha Tamura. Assim, se alguma reação adversa aparece devido à aplicação, ela vai durar o mesmo tempo que o Botox. "O efeito colateral também volta ao normal, de acordo com o tempo de duração do Botox. Não é nada definitivo", afirma Juliana. 

Aquela aparência "esticada" apresentada pela personagem de Elisabeth Savalla na novela global 
Sete Pecados está longe do indicado por médicos. "O grande segredo é a individualização do tratamento, com diferenças nas doses aplicadas e nas regiões a serem melhoradas. Além disso, procura-se um resultado natural e não aquela aparência exagerada", comenta Bherta. Cada paciente tem uma necessidade, por isso, recomenda-se que o tratamento seja sempre feito com dermatologistas e cirurgiões plásticos - profissionais capacitados para o procedimento. 

E nem pense em agendar uma aplicação de Botox dias antes daquela esperada festa ou de algum evento social. Os resultados são rápidos, mas não instantâneos. "Os efeitos demoram de 24 a 48 horas para começarem a aparecer. Em uma semana se tem 90% do efeito final e em duas o tratamento está completo", finaliza Juliana. 

Mitos e verdades

Botox pode deixar a boca torta?

Não. Ele apenas relaxa a musculatura e evita a contração excessiva dos músculos, diferente da técnica de preenchimento, que aumenta o volume dos lábios e outras regiões da face, remodelando as formas e os contornos do rosto.

Os efeitos são imediatos?

Não. Os efeitos podem ser observados em aproximadamente cinco dias após a aplicação e dura em média de quatro a seis meses.

Dá para aplicar Botox na academia?
Não. A aplicação da toxina requer técnica e habilidade por parte do especialista. O paciente deve procurar um médico experiente e capacitado.

Botox vicia?

Não. A toxina é injetada diretamente no músculo, não causando nenhuma dependência ou vício.


Pode ser aplicado a todo momento?

Não. Os efeitos do Botox duram de quatro a seis meses e o paciente pode fazer a manutenção da aplicação após esse período.

Serviço:
Bhertha Tamura - dermatologista 
Tel.: (11) 5052-1538

Redação Terra

ANDREIA CAETANO PIUMHI /MG

Um comentário:

andreia vieira disse...

EU COM CERTEZA PRETENDO USAR RSRSRSRS. BEIJOS PRA TODOS

OLA PESSOAL

SEJAM BEM VINDOS TENHO NOVIDADES SEMPRE ENTREM E CONFIRAM

beleza de mulher