segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil encara o Chile nas oitavas com a volta do trio 100%


Brasil encara o Chile nas oitavas com a volta do trio 100%



por Julio Gomes e Paulo Vinicius Coelho, de Johanesburgo (África do Sul)

 

 Quando Robinho, Kaká e Luis Fabiano estão juntos em campo, a seleção brasileira só ganha. Os números são impressionantes: dos 58 jogos da era Dunga na seleção, 15 tiveram os três jogadores atuando juntos desde o início. Foram 15 vitórias. Mais: saíram 46 dos 122 gols marcados desde a Copa de 2006, ou seja, 38% dos gols da seleção na era Dunga foram marcados nos 26% dos jogos, as partidas em que os três começaram, e com uma média de 3 gols por jogo.

Para a partida de hoje contra o Chile, às 15h30 (com ESPN Brasil, Rádio Eldorado/ESPN e tempo real no ESPN.com.br), Dunga tem de volta a presença de dois integrantes do seu trio das garantias. Kaká volta após a suspensão de um jogo pelo cartão vermelho recebido contra a Costa do Marfim. Robinho, que havia sentido dores na coxa nos treinos, acabou poupado do 0 a 0 contra Portugal.

"A gente sente falta pelo entrosamento e pela qualidade deles. Qualquer time do mundo sente falta de Kaká e Robinho", havia comentado Luis Fabiano logo após o empate. "São grandes jogadores e a seleção fica melhor ainda", opinou Dunga, que evita fazer elogios pontuais em nome do fortalecimento do discurso de grupo. "Mas tudo o que aconteceu no passado é só estatística".

Ao dar essa declaração, Dunga não se referia aos 100% de aproveitamento com o trio em campo, mas sim aos impressionantes números do Brasil contra o Chile. Com ele no comando, são cinco vitórias em cinco jogos, com 20 gols marcados. Mas a freguesia chilena vai mais além. A última vitória veio 10 anos atrás, quando Vanderlei Luxemburgo comandava a seleção nas eliminatórias. Depois disso, nove jogos, com oito vitórias brasileiras e um empate.

Neste período, Robinho fez sete gols. Ele tem só um a menos que Pelé, maior artilheiro da seleção em jogos contra o Chile. "Sempre me dou bem contra eles. Vão estar fechados, temos que jogar com velocidade e pelos lados do campo, e eu espero voltar a marcar", disse ontem o atacante, que ainda não fez gol em partidas de Copa do Mundo.

Se no ataque Dunga terá de volta o seu trio 100%, no meio de campo moram os problemas. Elano, após a pancada sofrida contra a Costa do Marfim, deverá estar de volta ao time. Mas a presença de Felipe Melo é muito duvidosa - e, com ele, os números da seleção também são impressionantes: 21 jogos, com 19 vitórias e 2 empates.

Se Felipe Melo não jogar, Josué fará a dupla de volantes com Gilberto Silva. Resgatando uma formação usada por Dunga nas eliminatórias e abandonada após seguidos empates sem gols em casa (contra Bolívia, Argentina e Colômbia).

Felipe Melo, Luis Fabiano, Juan e Ramires são os pendurados antes do jogo de quartas de final, que seria na sexta-feira, em Port Elisabeth, contra Holanda ou Eslováquia. E os cartões preocupam, já que o Chile é uma seleção faltosa, que atuará fechada e abusará do anti-jogo contra a seleção. Vai ficar nas mãos do árbitro inglês Howard Webb decidir para quem vão os cartões, para os faltosos ou os "reclamões". Na Inglaterra, costuma-se "premiar" com cartões quem reclama, não quem bate.

A seleção chilena chega com três desfalques no sistema defensivo: Medel, Ponce e Estrada. E o técnico argentino Marcelo "El Loco" Bielsa promete manter o time ofensivo e com três atacantes. A grande dúvida fica para a presença de Valdívia no time titular ou a volta de Suazo, que ainda se recupera fisicamente de uma lesão.

"Ninguém entra deprimido em campo por ter perdido partidas anteriores. Temos uma chance de reverter esta situação e queremos humildemente buscar um pequeno espaço para nós e seguir nesta competição", declarou Bielsa. "Não posso ignorar o rendimento de Waldo Ponce e Gary Medel (ambos suspensos) na Copa do Mundo. São jogadores valiosos, mas acho que estamos em condições de escalar companheiros seus que resolverão a ausência."

As 15 partidas em que Luis Fabiano, Kaká e Robinho começaram jogando:
Brasil 2 x 1 Uruguai
Brasil 6 x 2 Portugal
Brasil 3 x 0 Peru
Uruguai 0 x 4 Brasil
Brasil 4 x 3 Egito
Brasil 3 x 0 Estados Unidos
Brasil 3 x 0 Itália
Brasil 1 x 0 África do Sul
Brasil 3 x 2 Estados Unidos
Brasil 1 x 0 Estônia
Argentina 1 x 3 Brasil
Brasil 3 x 0 Zimbábue
Brasil 5 x 1 Tanzânia
Brasil 2 x 1 Coreia do Norte
Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

 

ai brasil, nos estamos torcendo por esse trio maravilhoso em campo!!!!

agora faz um forcinha.... nos brasileiros merecemos essa vitória

andreia caetano piumhi/mg 

 

 

Nenhum comentário:

OLA PESSOAL

SEJAM BEM VINDOS TENHO NOVIDADES SEMPRE ENTREM E CONFIRAM

beleza de mulher