segunda-feira, 8 de junho de 2009

dieta

Frutas a vontade? Calma que a história não é bem assim.....

A principal dica na hora de comer frutas não é a quantidade, mas sua variedade. Um cardápio diário com a presença de frutas, enriquecem os valores nutricionais de nossa alimentação, são ricas em vitaminas, minerais e fibras, No entanto, vale ressaltar que ingeri-las à vontade é um erro, já que as frutas em sua maioria apresentam valores expressivos (altos) em carboidratos - o que influência diretamente nos níveis de glicemia de quem tem diabetes.

Fruta: “ In Natura “, Suco ou Sorvete?

Quando referimos ao valor calórico, o recomendado é utilizar a fruta “in natura”, quanto ao suco tem mais carboidratos, e calorias porque concentra num pequeno volume, várias frutas, utilizando como exemplo o suco de laranja, precisamos de pelo menos 3 laranjas para um copo de 200ml,já o sorvete é ainda mais calórico pela adição de gordura.

As Frutas e suas Propriedades

- Fonte de energia e carboidrato: as frutas são ricas em frutose que é um carboidrato que rapidamente chega no sangue – Para corrigir a hipoglicemia, uma das melhores opções é usar um copo (200ml) de suco de laranja.
- Alto Teor de Água - Exemplo: melancia, melão, laranja;
- Alto Teor de fibras - Exemplo: maçã, laranja, tangerina, manga, jaca.

- Alto Teor de Gordura: frutas como o abacate, castanhas e nozes possuem alto valor energético e fornecem ao organismo um tipo de gordura boa , já o coco* (a polpa) além das calorias possui um tipo de gordura que faz mal ao coração, que é a gordura saturada, a mesma que esta presente nos alimentos de origem animal, estas gorduras em excesso no organismo propiciam o aumentam os níveis do colesterol. O limite –se a menos de 10% do total de sua ingestão diária.
(*)A polpa do coco verde, embora extremamente calórica (590 calorias a cada 100 gramas) é bastante nutritiva. O leite extraído da polpa do coco, após passar por um processo de retirada da gordura, pode ser usado na alimentação infantil para crianças que apresentam intolerância ao leite de vaca.

Para os que pensam em dietas, vale ressaltar que somente a água da fruta contém baixas calorias: um copo de 200ml tem 44.calorias.

Composição Nutricional da Bebida

Água de Coco – Tabela Nutricional – Composição para 200ml
Valor calórico: 40 kcal
Carboidrato: 10g
Proteína: 0g
Lipídios: 0g
Colesterol: 0g
Fibras: 0g
Potássio: 320mg
Fósforo: 10mg (0,7% R.D.A*)
Cálcio: 40mg (5% R.D.A*)
Sódio: 40mg (3,2% R.D.A*)
Magnésio: 10mg (3,2% R.D.A*)

(*) RDA: Dose alimentar diária recomendada

A indicação diária para qualquer pessoa não pode ultrapassar de três copos de 300ml, levando-se em conta que um copo da água da fruta equivale a uma laranja inteira, ou meia maçã. A vitamina C é outra substância existente na fruta, presente na água quando o coco ainda está verde.
Preste Atenção: Para quem tem diabetes, hipertensão ou deficiência renal o consumo de água de coco deve ser controlado devido à quantidade de sódio, potássio e outras substâncias, que podem agravar o quadro da doença.

Mais uma recomendação:

Na hora de comprar a fruta, preste atenção para não escolher aquelas que apresentem casca trincada e manchas marrons; e depois de aberta, consuma o líquido imediatamente ( tais cuidados evitarão que o sabor da água seja alterado por causa da acidez).

As frutas devem ser ingeridas de forma variada e todos os dias, pois cada uma delas cobre uma função no organismo. O ideal é seguir a mesma regra da alimentação equilibrada : quanto mais colorido o cardápio, melhor!.

Nenhum comentário:

OLA PESSOAL

SEJAM BEM VINDOS TENHO NOVIDADES SEMPRE ENTREM E CONFIRAM

beleza de mulher