terça-feira, 23 de junho de 2009

a primeira vez dos filhos



A primeira vez das filhas - como as famílias estão lidando com isto
Uma explosão de hormônios pode pôr fim à paz doméstica? Ou será que está na hora de você encarar a sexualidade da sua menina? Mães e especialistas debatem o tema, que mexe com o corpo, a alma e o coração das mulheres

Gisela Neves
"As mães das adolescentes de hoje são verdadeiras heroínas." Quem diz isso é a ginecologista Albertina Duarte Takiuti, coordenadora estadual do Programa do Adolescente, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Com a prática de quem já atendeu mais de 30 mil pacientes, ela reconhece nas mães do século 21 as garotas que chegavam ao seu consultório 20 ou 30 anos atrás, envergonhadas por não serem mais virgens. Nas décadas de 70 e 80, apesar do discurso libertário, o sexo não era tema de conversa em casa. Para não verem suas filhas passarem pela mesma situação, essas mulheres buscaram outro papel - tentaram se aproximar delas, preocupando-se com os cuidados que a iniciação sexual exige.

É o caso da psicóloga Eliana*, 47 anos. Sua filha mais velha, Mônica*, hoje com 18 anos, foi abordada por ela quando tinha 14 e namorava um garoto da mesma idade. Eliana percebeu que o relacionamento avançava e chamou a garota para uma conversa: "Vocês já têm corpo para fazer o que quiserem. Até podem fazer, mas precisam de cuidados. Existe ginecologista, pílula, preservativo... Engravidar é fácil, mas não engravidar também é". A garota tomou um susto. Chegou a achar que a mãe estava empurrando-a para transar. Mas o que motivou Eliana foi a preocupação. "Reconhecer a sexualidade tem o efeito de tornar a filha responsável, além de protegê-la. Possibilita que ela se comprometa com o próprio desejo e com as suas ações", acredita.Aos 16 anos, antes de embarcar para um intercâmbio nos Estados Unidos, Mônica pediu à mãe que a levasse pela primeira vez ao ginecologista e foi atendida. Elas não chegaram a conversar abertamente sobre o assunto - se Mônica já havia transado, quando e com quem. Mas Eliana sabia que a palavra materna acalma os filhos, mesmo que eles não digam nada.
A primeira vez das filhas - como as famílias estão lidando com istoCada vez mais cedo
Se você acha que 14 anos é cedo demais para tocar no assunto, é bom saber que hoje em dia a primeira vez ocorre cada vez mais precocemente. Segundo uma pesquisa coordenada pela ginecologista Albertina Duarte, a primeira relação, independentemente da classe social, acontece entre 15 e 16 anos. Em 1975, rolava entre 17 e 18 anos. "E, há quatro gerações, a idade era 22", informa a psiquiatra Carmita Abdo, fundadora e coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e autora de DESCOBRIMENTO SEXUAL DO BRASIL (ED. SUMMUS). Ela lembra que, antigamente, a iniciação estava ligada ao casamento. Hoje, pode ocorrer mesmo quando não há vínculo afetivo entre os parceiros. Para Albertina, porém, o modismo da relação sexual superficial, sem envolvimento, tem um custo emocional. "Por trás da exacerbação da sexualidade, existe marketing e também um estímulo ao atletismo sexual. As meninas sentem medo de não agradar aos parceiros, de ser abandonadas ou trocadas. Muitas embarcam em relações focadas apenas no sexo, o que traz frustrações", observa a especialista.O fato de a mãe ter uma postura aberta não significa que tudo será um mar de rosas. A enfermeira Célia*, 46 anos, vive em conflito com a filha Fabiana*, de 17. A jovem namora há um ano com um rapaz de 19 e quis ir ao médico para adotar um método contraceptivo. Célia levou-a ao ginecologista sem problemas, mas depois ficou incomodada: "Minha filha queria trazer o namorado para dormir em casa e eu não suportei a idéia. Ela reclamou, disse que era hipocrisia da minha parte. Afinal, eu sabia que ela mantinha vida sexual. Tudo bem, mas não precisava ser no quarto ao lado do meu. Não vou concordar só para parecer moderna". No fundo, Célia acha que a filha é nova para a iniciação. "O sexo confunde. Às vezes a gente se envolve demais por que ele é bom e pensa que é amor. Aí pode ficar difícil discernir as qualidades ou os defeitos do outro. Se isso é um desafio para uma mulher adulta, imagine para uma adolescente. Temo que minha filha venha a sofrer alguma decepção." Embora preferisse um romance mais light, Célia reconhece que não dá para proibir e querer controlar a sexualidade dos filhos o tempo todo.


Amar sem policiar
A arquiteta Vitória*, 50 anos, conta que, perto de completar 14 anos, sua filha Helena*, hoje com 21 anos, informou que transara pela primeira vez, pediu para ir ao ginecologista e usar pílula. O relacionamento durou três anos e meio. Aos poucos, o namorado passou a dormir com mais freqüência em sua casa e, por uma questão familiar (a mãe dele mudou-se para outro país), acabou morando lá. Durante um tempo, foi ótimo. Mas, depois, Helena começou a se sentir sufocada com a situação e terminou tudo. Ficou dois anos sozinha até encontrar o atual namorado, com quem já está há dois anos e meio. Desta vez, cada um mora na própria casa. Na visão de sua mãe, o essencial é a filha sentir-se amada e cuidada, mas não "policiada". Acredita, no entanto, que os papéis devem ser claros: "Mãe é mãe, não é amiguinha da filha. Não é o caso de ficar contando intimidades". Helena tem amigas cujos pais são muito conservadores. Para ela, isso atrapalha: algumas tornam-se reprimidas sexualmente; outras têm problemas afetivos, pois encaram o sexo como algo cor-de-rosa, fantasioso, e correm o risco de se decepcionar com a realidade.
"A iniciação sexual da filha revela o envelhecimento da mãe"
Além das preocupações com sua menina, a libido da filha toca em outros pontos da mulher adulta, explica a psicoterapeuta Claudia Spinelli Mosca, especializada em atendimento a famílias e adolescentes.

- AS MÃES COSTUMAM TEMER QUE A FILHA TENHA INTIMIDADE COM VÁRIOS GAROTOS?
Só a mãe que não construiu uma relação íntima, que não dialoga e não conhece direito a filha costuma apresentar esse tipo de temor.

- COMO FICA O PAI NESSA HISTÓRIA? A MULHER SENTE NECESSIDADE DE CONTAR A ELE A RESPEITO DA VIDA SEXUAL DA FILHA?
Sexo tem a ver com privacidade. É a filha que tem de decidir com quem quer compartilhar suas dúvidas e descobertas, não a mãe. Isso tem que ser respeitado.

- E QUANDO HÁ CONFLITO ENTRE AS DUAS? POR EXEMPLO, A MÃE ACHA QUE A FILHA É MUITO NOVA PARA TRANSAR OU NÃO GOSTA DO NAMORADO DELA.
A mãe deve tentar estabelecer um novo canal de comunicação com a filha, evitando romper o diálogo. Pois, quando a adolescente se sente reconhecida na sua individualidade, ela consegue ouvir, mesmo que não acate a opinião materna.

- É MELHOR PERMITIR QUE A FILHA TRAGA O NAMORADO PARA DORMIR EM CASA?
Isso não pode se transformar em uma obrigação: nada deve ser imposto a nenhuma das partes, e sim construído conjuntamente. Diálogo, escuta e respeito mútuo irão formular as novas regras e acordos na família, não os modismos.

- SE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DA GAROTA FOREM FRUSTRANTES, A MÃE PODE AJUDÁ-LA?
Se a filha pedir auxílio, sim. Ela poderá ajudar com aquilo que as mães sabem fazer de melhor: dar colo e lamber feridas. Quando a filha sente-se amada, tem uma mãe que a aceita e não a culpa, isso por si só já é altamente curativo.

- VALE A PENA CHAMAR A FILHA E O NAMORADO PARA FALAR DE CONTRACEPÇÃO?
Isso pode criar constrangimentos. A mãe tem que respeitar a privacidade e a relação do casal. É melhor dialogar com a filha, não com terceiros.

- NESSE ASSUNTO, QUAIS AS QUEIXAS MAIS COMUNS DAS ADOLESCENTES EM RELAÇÃO ÀS MÃES?
Muitas reclamam de solidão e incompreensão. Sentem-se infantilizadas e argumentam que ela não a escuta nem respeita sua individualidade. Há quem se sinta culpada pela própria felicidade sexual, como se estivesse traindo a mãe, sobretudo se esta estiver passando por fases delicadas, como separação, viuvez, solidão, dificuldades com climatério e menopausa.

- UMA MÃE MAL RESOLVIDA PODE DIFICULTAR A VIDA AMOROSA DA FILHA?
Sim, por isso a mulher precisa se conscientizar de suas dores passadas e atuais. Na verdade, estamos falando de um momento psicológico que pode ser complicado para a mãe, pois o ritual de iniciação sexual da filha espelha para ela o próprio envelhecimento.





A chave da questão parece ser a conversa franca entre mães e filhas
A jornalista Cláudia*, 50 anos, que sempre buscou o diálogo, há quatro anos resolveu abordar sua garota - na época com 14 - e o primeiro namorado firme: "Fomos a uma pizzaria e eu comecei a falar que a vida sexual é fundamental, mas que certos cuidados devem ser tomados. Minha filha continuou comendo; o garoto não conseguiu nem tomar um copo de água!" Como o namoro seguiu, Cláudia levou a filha ao ginecologista. "Ela adorou a médica e foi orientada sobre contracepção, o que me tranqüilizou." Apesar dessa preocupação com a gravidez, Cláudia considera que "mais importante do que a vida sexual é a vida afetiva". A psiquiatra Carmita Abdo concorda. Orientar é decisivo, mas é essencial preparar os filhos emocionalmente, para torná-los capazes de construir relações de afeto. E essa, talvez, seja a tarefa mais difícil.

Nenhum comentário:

OLA PESSOAL

SEJAM BEM VINDOS TENHO NOVIDADES SEMPRE ENTREM E CONFIRAM

beleza de mulher