domingo, 30 de agosto de 2009

Eu amo meus cachos!

Sair na chuva năo pode. Mergulhar no mar, nem pensar!

Nataçăo? Proibido!

Se a escova e a chapinha andam sufocando vocę,

vista a camisa da nossa campanha pró-cachos

por Débora Lublinski fotos Caio Mello

As garotas que vocę está vendo aqui fazem parte de um time que assume, sem hesitar, o cabelo cacheado. Coisa rara nos dias de hoje, quando fios lisos e chapados se tornaram o tal padrăo de beleza. “Por muitos anos brigamos, disfarçamos, amarramos e alisamos os nossos cachos. Está na hora de libertar os caracóis e assumir a personalidade cheia de atitude que está por trás deles”, instiga Lorraine Massey, autora do livro Curly Girl (Garota cacheada) e sócia do salăo nova-iorquino Devachan. Lorraine e seu parceiro brasileiro Denis DaSilva acreditam que as mulheres de cabelo enrolado estavam abandonadas. “Muitos profi ssionais năo sabiam como lidar com esse tipo. Isso perpetuou um mito de que cacho é um problema”, afirma Denis. Para dar fi m a esse estigma, vocę tem um papel fundamental na campanha a favor das diferenças, que convida todas as mulheres a respeitarem o próprio estilo. Afinal, como diz Lorraine, o frizz – aquele eriçado que deixa a gente louca nos dias de chuva! – nada mais é do que um cacho que precisa de carinho, hidrataçăo e direcionamento.

“Imagina uma ruiva com o cabelo comprido, enrolado, todo armadăo... Morria de vergonha de ser tăo diferente quando era menina! Hoje tiro proveito disso: por que ter um visual certinho se ele năo combina com a minha personalidade? Cortei o cabelo, acentuei a cor, defini os caracóis e estou muito segura e satisfeita com o resultado. Gosto de usar faixas, grampos e lenços na cabeça. Os acessórios valorizam os cachos e deixam o look mais divertido”.
Sara Teitelbaum, 30 anos, produtora de moda

“Quando eu era criança, acho que minha măe năo sabia que cabelo cacheado năo é chegado numa escova. Depois que ela me penteava, eu ficava bem parecida com uma vassoura... Vivia disfarçando os fios rebeldes e o excesso de volume com tranças. Crescidinha, aprendi a valorizar os cachos com muito creme para pentear (que passo durante o banho para ajudar a desembaraçar esse mundo de fios fininhos). Tem gente que fica horrorizada ao saber que năo quero aderir aos alisamentos da moda. Para quę? Cabelo liso é tudo igual. E o meu encaracolado recebe muitos elogios”.
Catarina Amazonas, 20 anos, estudante de relaçőes públicas

solte os cachos e seja feliz!

PASSO 1
cortou, năo encolheu!
O medo número 1 das garotas cacheadas é, sem dúvida, cortar o cabelo. Elas tęm motivo: ele pode “encolher” depois de seco. Basta tirar dois dedinhos e os fios enrolam a valer. Calma! Isso tem soluçăo. Para alguns cabeleireiros, a melhor técnica para esculpir os fios encaracolados é o corte a seco. “Sem molhar a cabeça, fica mais fácil saber onde estăo as pontas ressecadas, que causam o excesso de volume e o frizz, dois inimigos do cacho comportado”, explica Robson Trindade, personal beauty do salăo Red Door, em Săo Paulo. Fábio Nogueira, cabeleireiro do Diva, em Săo Paulo, opta pela navalha em vez da tesoura. “Gosto dessa ferramenta, pois deixa o fio mais encorpado, o que dá melhor caimento”, acrescenta. Fugir da base reta também ajuda. “Um corte em camadas e um leve repicado nas pontas dăo movimento e leveza aos cacheados”, aposta Julio Crepaldi, do salăo Galeria, em Săo Paulo.

PASSO 2
hidrataçăo na lavagem
Por causa do formato em espiral, o fio crespo tem uma tendęncia natural a ser mais seco do que os lisos. Por isso, bom mesmo é começar hidratá-lo já na hora do banho. “Um xampu com açăo hidratante ajuda a fechar as escamas do fio. Isso tem efeito direto no brilho e no controle do volume”, diz Julio Crepaldi. Um truque para quem sente a raiz oleosa com esse tipo de produto: tente uma dobradinha com um xampu adstringente (para cabelos normais a oleosos), aplicando-o apenas no couro cabeludo. E, nesse caso, o condicionador vai só nas pontas.

PASSO 3
definiçăo sem babyliss

Caracóis perfeitos esculpidos no salăo, é fácil. Mas fique sabendo que dá para conseguir o mesmo efeito no dia-adia. O milagre tem vários nomes: leave-in, creme para pentear, finalizador, creme sem enxágüe. “Além de garantir ainda mais hidrataçăo, a maioria desses produtos leva na fórmula algum tipo de silicone. Essa substância encapa o fio, facilitando o desembaraçar, e neutraliza a carga elétrica, responsável pelo eriçado”, afi rma Maurício Puppo, coordenador da pós-graduaçăo em cosmetologia das Faculdades Unicastelo de Săo Paulo. E tem produto para todos os gostos (veja quadro na página seguinte): os fios finos pedem consistęncia líquida com fixaçăo mais suave. Os grossos se dăo bem com cremes mais gordurosos e os ressecados devem evitar géis e mousses que levam álcool na formulaçăo. Depois, de espalhar o cosmético no cabelo úmido, um gesto zás-trás faz a diferença. “Jogue a cabeça para um lado, depois para o outro para soltar os fios”, sugere Fábio Nogueira. Se quiser, pode lançar măo do difusor. Com ele, o cabelo năo arma. E um último, mas importante aviso: năo fique passando os dedos nos fios senăo os cachos se desfazem.

papo-cabeça

A moda pede muitos acessórios enfeitando os fios. E as cacheadas nem tęm a desculpa que nada pára no cabelo...

lisa ou encaracolada?

Tem celebridade que faz dos cachos sua marca registrada. Outras que adotaram há tanto tempo o visual liso que a gente até esquece a versão original... Dê o seu voto

Nenhum comentário:

OLA PESSOAL

SEJAM BEM VINDOS TENHO NOVIDADES SEMPRE ENTREM E CONFIRAM

beleza de mulher